Tudo tem uma estória, e são elas que conectam as pessoas.

Ao apresentar uma ideia ou produto, conte uma estória. Agregue conteúdo, inspire pessoas, crie evangelistas!

O poder do conto, da fantasia, da estória só se compara ao poder dos jogos e da brincadeira. É inerente ao ser humano a necessidade de se conectar com estórias de outras pessoas, talvez isso explique o sucesso da revista Caras.

No caso das empresas, a estória pode ser contada em várias perspectivas: cliente, funcionário, concorrente, investidor, etc. Segue um exemplo bem básico com perspectiva de cliente.

Esse é o Manél. Manél é um microempresário que vende pirulitos pela internet (1. Cliente). Porém ele tinha um problema, não sabia muitos detalhes sobre seus clientes (2. Problema). Se ele soubesse que seu Zé tem o perfil idêntico aos maioria de seus clientes atuais, ele certamente poderia melhorar a performance dos seus investimentos em marketing e ter o Zé como novo cliente (2. Pior cenário). Mas felizmente encontrou o X (seu produto) e agora tem todas as informações de seus clientes (3. Solução), e ainda tempo de ter o Zé como seu mais novo cliente (4. Happy End).

Take away

1. Desafie seu status quo: o que há nesse produto que eu sou realmente apaixonado? O que esse produto significa na vida do cliente? Essas respostas corresponderão a mensagem principal de sua estória, a qual servirá como base para qualquer anúncio, apresentação ou conversa.

2. Pessoas compram estórias, não produtos. Steve Jobs não anunciou que o Ipod tinha 5GB de memória, mas sim que você poderia levar mais de mil músicas no seu bolso.

——————————————————————-

Comprar livro: 

« Saraiva » « BuscaPé » « Submarino » « Americanas »

——————————————————————-

Livro: Faça como Steve Jobs esclarece o magnetismo do líder mais admirado do mundo, destrinchando cada momento de suas apresentações em técnicas simples que você pode aplicar imediatamente. Por meio de uma análise da estrutura das famosas palestras do líder da Apple, o autor oferece técnicas simples com as quais qualquer pessoa pode conquistar seu público, seja qual for o seu produto, transformando consumidores em defensores fiéis de suas ideias.

Autor: Carmine Gallo é autor best-seller, palestrante internacional e coach de comunicação das maiores marcas do mundo como Intel, Cisco, Google, Disney, SAP, Linked In, Chevron. Além disso já foi âncora e correspondente da CNN e CBS.

———————————————————————

Bônus:

Preview do livro

Entrevista Mixergy.com

Slides: Link

Advertisements


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s